Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Um Pouco da Criação do Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE)

O ensino da ciência estatística é obrigatório em praticamente quase todos os cursos de graduação das universidades brasileiras. Além disso, atualmente, muitos são cursos de Graduação em Estatística, distribuídos pelas universidades nacionais, bem como vários são os Programas de Pós-Graduação direcionados para este tema. Assim, temos observado muitos grupos de pesquisas atuando no desenvolvimento de metodologias estatísticas para várias áreas do conhecimento, dentre as quais podemos citar desde áreas básicas com a física, a química e a biologia, às mais tecnológicas, como as engenharias, passando, pela agronomia, astronomia, criminologia, demografia, saúde e psicologia. Consequentemente, todos os setores de atividades, primário, secundário e terciário, têm se beneficiado dos avanços desta ciência, inclusive, a administração pública.

Entretanto, observamos uma enorme carência de grupos de pesquisa voltados para desenvolvimento metodológico estatístico nas ciências esportivas. Ainda mais sendo o esporte
Muito presente na sociedade brasileira. Neste contexto, foi criado junto ao Centro de Estudo do Risco (CER) do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE), cujo objetivo é agregar pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, interessados no desenvolvimento metodológico estatístico para dados esportivos.

Como produto inicial desta interação temos um artigo aceito para publicação no ¨Journal of The Operational Research Society¨, intitulado: A Bayesian Approach for Predicting Match Outcomes: The 2006 (Association) Football World Cup¨, no qual se baseia a metodologia implementada no site http://www.copa2010.ufscar.br .

Um comentário:

  1. Prezado Prof. Louzada,
    Parabenizo o sr. e todos aqueles que contribuiram para a implementação desse site tão interessante. Buscarei acesso ao paper que o sr. citou como referência.
    Abraço,
    Danilo

    ResponderExcluir